A API SPEC – Specification for Quality Management System Requirements for Manufacturing Organizations for the Petroleum and Natural Gas Industry – são certificações relacionadas a empresas de fabricação de produtos e/ou fornecimento de serviços para a indústria de petróleo e gás natural, estabelecidas pelo American Petroleum Institute (API), onde especifica os requisitos de gestão de qualidade para que a organização consiga demonstrar sua capacidade de fornecer produtos e processos que atendam aos requisitos legais e do cliente.

api_spec_q1_q2

A obtenção da certificação API Spec é de suma importância para as empresas, uma vez que as empresas do ramo petrolífero são fundamentais para a determinação do crescimento econômico de uma Nação, visto que o petróleo e seus derivados são fontes de energia primária, sendo utilizados em serviços de transporte e infraestrutura, podendo ser considerado insubstituível em curto prazo.

A API Spec Q1 é uma certificação que destina-se a empresas que atuam no ramo da manufatura de equipamentos ou componentes utilizados na produção de petróleo e gás natural.
Uma das obrigatoriedades da certificação API Spec Q1 é que as empresas tenham um sistema de qualidade implantado, pelo menos, 4 meses antes de apresentar uma solicitação de certificação. Além disso, é necessário o envio do manual de qualidade para aprovação e, assim, possa ser realizada uma auditoria no local, conduzida por ‘um funcionário da API.
Uma vez obtida a certificação, faz-se necessária uma auditoria completa do sistema uma vez por ano, assegurando o alinhamento dos processos com os requerimentos necessários.

API Spec Q2 destina-se a organizações de prestação de serviços para as indústrias de petróleo e gás natural.
Ela abrange uma série de princípios, como por exemplo: gestão da mudança, ações preventivas, calibração, auditoria, gestão de riscos e relatório de análise de dados.
A API Spec Q2 é usada em auditorias internas e externas, onde é avaliada a capacidade da organização para atender ao cliente e seus requisitos legais aplicáveis ao serviço prestado. Além disso, promove a integração de uma abordagem de processos na aplicação de seus requisitos para o desenvolvimento, implantação e melhoria do sistema de gestão da qualidade, sendo uma continuidade da garantia de qualidade do produto (API Spec Q1).

As certificações API Spec Q1/Q2 são importantes para que a organização tenha maior efetividade nos processos e atividades, ao seguir as normas previstas no gerenciamento dos mesmos.
Atividades como desenvolvimento de métricas de provisão e realização do produto, identificação da sequência adequada à uma série de atividades, aplicação de alterações/correções nos processos são, alguns, exemplos de atividades que são impactadas beneficamente com a obtenção das certificações.

Devido à sua reputação positiva no âmbito internacional, as certificações API Spec agregam valor à organização, uma vez que melhoram a imagem da companhia no mercado, reduzem custos inerentes através das melhorias nos processos e, consequentemente, aumentam os lucros da empresa.

Quer saber mais? Fale Conosco. Podemos ajudar a sua empresa.

QMN Gestão e Treinamentos
Rua Conde de Bonfim, 112, sala 602 – Tijuca, Rio de Janeiro
Telefones:
+55 (21) 3986-0084 | 2262-7749
+55 (21) 98790-7749

Fonte:  Qualigest | Target